Como construir um orquidário caseiro

Para cultivar e manter orquídeas bonitas e saudáveis é preciso dedicar-lhes alguns cuidados especiais. O local que escolhe para as colocar é um dos principais fatores que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das mesmas.

Construir um orquidário, sem dúvida, que é uma das melhores opções. Apesar de, à primeira vista, poder parecer uma tarefa complexa, a verdade é que com algumas indicações todo o processo se pode tornar bastante simples.

Aqui vos deixamos com algumas orientações de como construir um orquidário caseiro.

 

orchid

 

Passo a passo

  • Em primeiro lugar, vai precisar de definir o local para o orquidário. Fatores como o tamanho da estrutura, as suas características mas, acima de tudo, a iluminação devem ser tidos em conta. Opte por escolher um local com boa iluminação matinal.
  • Deverá também determinar o tamanho do orquidário. Avalie o número de espécies que pretende ter e construa uma estrutura que lhes proporcione o ambiente perfeito. Não precisa de ser um orquidário demasiado grande, pois quanto maior, também mais trabalho para manter dará. Por exemplo, será muito mais simples controlar a ventilação, iluminação e até pragas num espaço menor. Tenha em mente que considerando-se um espaço médio de aproximadamente 4×5 metros é possível montar um orquidário com capacidade para acomodar até 200 orquídeas.
  • De seguida deverá escolher a cobertura para a estrutura. Não se esqueça de ter em mente o clima do seu país. Se é muito chuvoso, então coloque uma cobertura que proteja da chuva. Coberturas com ripas de madeira, bambu ou telhas são perfeitas para filtrar a luz solar, mas ainda assim permitir a luminosidade adequada. Este tipo de coberturas é perfeita para proporcionar o ambiente adequado e proteger do vento, sol, insectos e até animais.
  • Deve construir um espaço que satisfaça as diferentes necessidades de cada espécie. Cada variedade de orquídea tem as suas especificações para o seu desenvolvimento. Construa diferentes espaços dentro do orquidário. Por exemplo, algumas orquídeas podem ficar suspensas, enquanto outras num local mais baixo e de sombra, como os cimbídios.

Deixamos agora um modelo de orquidário que poderá utilizar.

 

orquidario1

Medidas:

  • Largura: 3 metros
  • Comprimento: 4 metros
  • Altura:
  • Fundo 3 metros / Frente 2,5 metros

Material necessário:

  • 3 mourões de 13 a 16 x 3,50
  • 4 mourões de 13 a 16 x 3,00
  • 4 mourões de 7 a 10 x 4,00
  • 6 mourões de 7 a 10 x 3,50
  • 1 rolo de arame liso fio 14
  • 4 metros de sombrite 70% com 3 metros de largura
  • (considerando fechamento superior)
  • Aproximadamente 30 metros de lona transparente Anti-UV (considerando fechamento completo)

 

Construir um orquidário é simples e garante que as suas orquídeas vão ter as condições ideais para o seu cultivo e desenvolvimento.

Relacionados:

19 Comentários

  1. Ainda vou ter um

    Post a Reply
  2. Aonde encontro esse plastico para colocar no orquidário ou melhor lona branca

    Post a Reply
  3. Esse plástico transparente, você encontra em casas de materiais agrícolas, ele tem que ter no mínimo 150 micras de espessura.
    Basta pedir na loja por plástico de cobrir estufas que o pessoal saberá qual é.
    Existe um que é branco leitoso, esse não recomendo para orquídeas não. (na minha opinião) O que uso aqui no meu orquidário é o transparente de 150 micras. (além de ser barato é muito resistente e bom.

    Post a Reply
  4. Gostaria de saber se o plástico deve ser colocado só em cima ou tem de fechar todo o orquidario
    Qual a finalidade do plástico?
    Grato
    Edson julio

    Post a Reply
  5. Boa noite,

    Tenho um viveiro estilo colonial e agora não pretendo mais criar canários.Gostaria de aproveitá-lo para colocar orquídeas e sugiro opinião para saber se daria certo. Gostaria de enviar a foto e como faço ? Aguardo retorno através do e-mail.
    Grata

    Post a Reply

Enviar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *