O que é um orquidário

Um orquidário é um local onde se cultiva, cuida e mantém as orquídeas com as melhores condições de luminosidade, humidade e temperatura possível.

Existem orquidários dentro de casas, incluindo orquidários dentro de apartamentos, orquidários no quintal, orquidários comerciais e os maiores orquidários que são os dos jardins botânicos.

Vantagens do orquidário

Muitas pessoas pensam que cultivar e cuidar de orquídeas é uma tarefa difícil, mas se tiver conhecimento de algumas informações básicas, tudo se torna até bastante simples. A regra é oferecer todas as condições para a planta crescer saudável e viçosa.

Quando decidimos iniciar o cultivo destas plantas, um dos aspectos a ter em conta é encontrar um local propício para o seu plantio e crescimento. Uma das melhores opções é construir um orquidário, um ambiente protegido e onde pode oferecer todas as condições ideais para ter bonitas orquídeas.

 

orquidario2

 

O orquidário é a criação de um ambiente adequado para o bom desenvolvimento das plantas, ou seja, um local de cultivo que reproduza o mais próximo possível as condições vegetativas que as orquídeas encontrariam na natureza. Este espaço é especialmente importante devido ao facto da família das orquídeas ser bastante diversificada, sendo que cada espécie necessidade de cuidados específicos. Construindo um espaço deste género, vai conseguir reproduzir mais facilmente as condições necessárias à sua optima sobrevivência, como por exemplo, diversos tipos de clima, necessidades específicas de humidade, ventilação e exposição à luz. Desta forma, irá conseguir garantir o sucesso de cultivo de diversas espécies num mesmo local.

Para melhores resultados, aconselhamos que opte por construir um orquidário para um número reduzido de espécies ou, pelo menos, com espécies que partilhem as mesmas necessidades ou que possuam necessidades semelhantes. Sabemos que é tentador adquirir diversas variedades e bonitos exemplares, mas depois também será mais difícil de conseguir recriar um ambiente no orquidário que satisfaça todas as plantas.

Por isso, torna-se fundamental que antes de construir o seu orquidário se informe acerca das necessidades da espécie de orquídea que está a pensar adquirir, de forma a compreender todos os processos de desenvolvimento, reprodução e crescimento das plantas.

Como já mencionado acima, existem orquidários dentro de casas, incluindo orquidários dentro de apartamentos, orquidários no quintal, orquidários comerciais e os maiores orquidários que são os dos jardins botânicos.

Se está a pensar criar um orquidário na sua casa e tiver em conta estas dicas que lhe fornecemos, vai conseguir criar um espaço repleto de orquídeas belas e vistosas.

Experimente e divirta-se com este hobby!

Relacionados:

1 Comentário

  1. lindo só não entendi que tipo de vaso este do primeiro orquidario da parede.

    Post a Reply

Enviar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *