Orquídea – Mais do que apenas uma flor exótica

Em conjunto com as rosas, as orquídeas são das flores mais requisitadas, tanto no mercado privado como comercial.

Nenhuma família de plantas possui tantas variedades diferentes como a família das orquídeas. Estas são conhecidas por crescer em quase todo o mundo, com exceção da Antártida e desertos.

orquideaA maioria das orquídeas africanas são brancas, enquanto as orquídeas asiáticas são geralmente coloridas. Em algumas orquídeas cresce apenas uma flor em cada haste, enquanto outras podem ter mais de uma centena de flores nessa mesma haste. Podem ser agrupadas de acordo com a maneira como recuperaram os seus nutrientes. A maioria das espécies são encontradas em florestas tropicais e húmidas de folhas largas ou montanhas.  Estas orquídeas apoiam-se sobre outras plantas, principalmente árvores. No entanto, não são consideradas como um parasita.  Depois, há algumas espécies que crescem naturalmente em rochas ou em solo muito rochoso. Ambas as espécies recebem os seus nutrientes a partir da atmosfera. Tal como a água da chuva, areia, húmus, e até mesmo a partir de seu próprio tecido morto.

As orquídeas são também um dos grupos de plantas mais adaptáveis ​​do planeta. Algumas orquídeas australianas crescem totalmente subterrânea.

As orquídeas que plantamos nos nossos jardins são conhecidas como plantas terrestres e plantadas no solo, assim como a maioria das flores. Se a sua casa não é propícia para cultivo de orquídeas, você pode sempre tentar cultivá-las numa estufa. No entanto, seja paciente. As sementes de uma orquídea são extremamente pequenas. Sob circunstâncias naturais, as sementes podem germinar apenas com o uso de fungos especiais.

As mudas de orquídeas pode levar entre 1 a 10 anos para amadurecer. O lugar ideal para as manter em casa é junto a uma janela com bastante luz, protegida de correntes de ar, onde receba luz solar indireta, tanto de manhã como de tarde. A luminosidade é especialmente importante na estação do Inverno. As plantas em casa requerem uma maior intensidade de luz, porque recebem a luz de uma única direção, enquanto que numa estufa recebem luz de muitos lados.

Ambas as orquídeas tropicais e subtropicais estão disponíveis em viveiros e através de clubes de orquídeas em todo o mundo. Há também algumas orquídeas que crescem em climas mais frios, embora possam ser mais difíceis de encontrar. O National Orchid Garden, em Singapura é considerado por alguns como uma das melhores coleções de orquídeas em cultivo abertas ao público.

As orquídeas tornaram-se agora um grande mercado em todo o mundo. Compradores negoceiam diariamente centenas de dólares em variedades híbridas novas ou melhoradas. Tornaram-se numa das flores mais populares no mercado. Apesar de a hibridação de orquídeas acontecer há muitos anos, só recentemente a nova tecnologia permitiu o que se tornou hoje em dia.

Relacionados:

Enviar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *