Como cultivar orquídeas em casa

Muitas pessoas pensam que a planta de orquídea não pode ser cultivada dentro de casa. Quando cultivada em estado selvagem, a orquídea, muitas vezes forma uma relação simbiótica com outras plantas, a fim de obter assim os nutrientes de que necessita.

A planta de orquídea, como a maioria das outras plantas, deve viver em condições adequadas para florescer. As três principais condições que devem ser controladas para que a orquídea consiga florescer são água, luz e temperatura.

A orquídea recebe humidade através de suas raízes, como acontece com todas as outras plantas. Evite plantar a orquídea diretamente no solo, porque esta não gosta de estar em água parada. É uma planta que aprecia bastante luminosidade durante todo o dia, mas sempre luz solar indireta. Sem estas condições ideais a orquídea vai continuar a crescer, mas não vai florescer.

Desde que esteja familiarizado com as condições de vida que as orquídeas precisam para crescer, então pode cultivar orquídeas dentro de casa. Apenas deve ter o cuidado de lhes fornecer todas condições que teriam habitualmente no seu habitat natural.

As orquídeas de interior também precisam ter as variações de temperatura das plantas que são cultivadas na natureza. A cor das folhas de orquídeas vão ajudar a indicar se a orquídea está a receber ou não a quantidade certa de luz. Folhas de cor amarelada, por exemplo, significam que a planta está a receber demasiada luz.

 

orquidea

 

Espécies

Existem cerca de 30.000 espécies diferentes de orquídeas que crescem descontroladamente em todo o mundo. Há três tipos básicos de orquídea: epífitas, terrestres e saprófitas.

A primeira variedade, a orquídea epífita, cresce principalmente em regiões tropicais. As orquídeas epífitas são as mais populares para cultivo interior.

A orquídea terrestre é o segundo dos principais tipos de orquídeas. Muitas pessoas que tentam cultivar orquídeas terrestres fazem-no com terra para vasos.

A orquídea saprófitas tem raízes subterrâneas, assim como a orquídea terrestre faz. Algumas espécies de orquídeas saprófitas crescem completamente subterrânea e nunca acima do solo.

Para cultivar orquídeas em casa apenas terá de respeitar estes cuidados básicos, sendo plantas simples de cuidar, até para os mais principiantes.

Relacionados:

3 Comentários

  1. Oi tdb?
    Tenho 4 orquídeas que estão com muitas raízes para fora do vaso, e também gostaria de saber se posso plata-las juntas em um só vaso? Mantenho todas na janela, como vivo em um paiz muito frio,gostaria de saber se posso continuar com elas no mesmo lugar, elas irão florescer pela 3 vez
    Sou apaixonada por elas.

    Obrigada e um grande abraço !

    Post a Reply
  2. Adoro orquídeas, porém não consigo fazer com que elas se desenvolvam em minha casa. Tentarei seguir as dicas deste artigo.
    Obrigado e parabéns.

    Post a Reply
  3. O que deve colocar nas orquídeas terra ou adubo.

    Post a Reply

Enviar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *